quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Os Miseráveis - Parte 3 (Mais Um Dia)



Mais Um Dia

Cosette está no quintal de sua casa, questionando sua vida sozinha e que agora se encontra apaixonada. Como desconhece esse sentimento acha estranho a forma com que aconteceu. How strange, this feeling that my life’s begun at last. This change – can people really fall in love so fast? What’s the matter with you, Cosette? Have you been too much on your own? So many thing unclear, so many things unknown” (Como é estranho, esse sentimento que começa na minha vida. Essa mudança – é possível alguém se apaixonar tão rápido? O que há com você Cosette? Você tem sido muito por si mesma. Tantas coisas obscuras, tantas coisas desconhecidas).

Marius e Cosette estão apaixonados um pelo outro. Mas como toda história de amor tem que ter alguém que se fere (gravemente ou não) entra a amiga de Marius, Éponine. Para quem está acostumado com o linguajar da internet vai entender o que direi: Éponine está na “friendzone”. Ela é apaixonada por Marius, mas ele a vê somente como amiga.

Explicarei como Cosette e Marius se conheceram. Para quem assistiu a peça pelo aniversário de 10 anos não verá o momento, contudo no Filme de 2013 o momento ocorre.
Valjean e Cosette estão no centro de Paris e o casal Thénardier está também enganando o povo que passa. Marius, levado por Éponine, esbarra em Cosette e é paixão a primeira vista entre os dois. Pouco depois Valjean e Cosette são arrastados por Thénardier e sua gangue (até então sem reconhecerem-se). Em um momento o casal maligno reconhece Valjean e tentam agredi-lo. Uma confusão começa. Marius ajuda Valjean (por causa de Cosette, lógico). Até que alguém grita o nome “Javert”. Valjean assustado pega Cosette e foge dali. Javert e alguns guardas chegam e dão uma dura em todos os ali presentes. Vale lembrar que Éponine é “amiga” dos Thénardier.

Voltando da onde parei: Marius pede a Éponine, que o leve até algum lugar para encontrar com Cosette. E eles finalmente se apresentam com mais calma. Caros leitores, gostaria de ressaltar que eu descrevendo uma cena romântica sou um ótimo lutador de UFC. Mas voltando à peça. No encontro emocionante de Marius e Cosette é cantada “A Heart Full of Life”.

Depois do encontro, já à noite, a gangue dos Thénardier tenta invadir a casa de Valjean. Contudo Éponine aparece com o intuito de atrapalhá-los, mas o senhor Thénardier acredita que ela veio ajudar e a dispensa. Éponine get on home. You’re not needed in this. We’re enough here without here. (Éponine entre na casa. Você não é necessária nisto. Nós somos o suficiente sem você aqui). Ela, no entanto, tenta despistar os homens I know this house, I tell you. There’s nothing here for you. Just the old man and the girl. They live ordinary lives (Eu conheço essa casa, eu lhes conto. Não há nada para vocês aqui. Somente o velho e a garota. Eles vivem suas vidas ordinárias). O senhor Thénardier fica irritado e manda que ela não interfira, e ela diz que vai gritar. Quando diz isso à gangue eles a ameaçam de matá-la, então ela grita. Thénardier e sua gangue fogem e Marius chega com Cosette. Marius apresenta Cosette a Éponine, mas ele ouve alguém chegando e foge com Éponine, chega então Valjean assustado por ter ouvido um choro e com vozes nervosas na rua. My God, Cosette, I heard a cry in the dark. I heard the shout of angry voices in the street. (Meu Deus, Cosette, eu ouvi um choro na escuridão. Eu ouvi gritos zangados pela rua). Cosette diz que foi o choro dela e que ela se apavorou com o que viu. E Valjean fica com muito medo. Cosette: Three men I saw beyond the wall. Three men in shadow, moving fast. Valjean: This is warning to us all. These are the shadows of the past. (Cosette: Eu vi três homens além do muro. Três homens nas sombras, movendo-se rápido. Valjean: Isso é um aviso para todos nós. Essas são as sombras do passado.

Valjean acredita que seja Javert, que ele tenha descoberto seu paradeiro e pensa em fugir de novo, para Calais, uma cidade no norte da França. Nesse momento na peça é cantada “One Day More”, que mostra o que cada personagem (Valjean, Cosette, Marius, Enjolras, Éponine, Javert e o casal Thénardier) está pensando sobre o próximo dia.


Valjean se prepara para a viajar de novo. Cosette e Marius se perguntam se encontrar-se-ão novamente. Éponine conforma-se de que nunca ficará ao lado de Marius, Enjolras começa a organizar a revolução. Javert diz que derrotará os estudantes. O casal Thénardier continua sendo o casal Thénardier. E este é o fim do primeiro Ato.