quinta-feira, 5 de março de 2015

A CURA PELA FALA




Boa tarde pessoal!
A partir de hoje o Clube incluirá alguns textos informativos sobre fatos da mente, do cérebro, curiosidades, psicologia em geral,  tudo para levar aos nossos leitores conhecimento.
Leio, logo sou livre. #CLV




FREUD E A MENTE INCONSCIENTE
Freud não inventou a ideia da mente inconsciente, mas deu-lhe mais solidez e chamou atenção para ela. Seu trabalho teve um impacto profundo na sociedade e sem dúvida alguma, garantiu-lhe o status de gigante intelectual do século XX.

A CURA PELA FALA
Talvez a mais importante das afirmações de Freud tenha sido a de que tudo que pensamos, dizemos ou fazemos é impulsionado pelo inconsciente – nada acontece por acaso. A psicanálise é a terapia que ajuda a revelar as causas ocultas de nossos pensamentos e comportamentos conscientes, e assim nos permite lidar com os problemas associados ao recalque. Seu objetivo – de acordo com Freud – é fazer o inconsciente se tornar consciente. Por exemplo, quando Anna O. Resgatou a lembrança reprimida de um cão bebendo em um copo, desbloqueou sua própria resistência a beber.
Inicialmente, Freud usou a hipnose para examinar o material inconsciente de seus pacientes, mas abandonou-a gradualmente porque achava que essa técnica era incapaz de penetrar nos aspectos mais profundos do problema – os sexuais. Preferiu a técnica da livre associação, em que o paciente se deitava em uma posição relaxada em seu famoso divã e dizia o que lhe viesse à mente. Freud então analisava o que o paciente havia lembrado – dando especial atenção aos símbolos e aos fragmentos de sonhos, que eram segundo ele “a majestosa estrada para o inconsciente”. O analista – e apenas o analista – poderia, assim, determinar que acontecimentos no passado do paciente houvessem causado seu sofrimento atual.




Créditos: Reader’s digest (Maximize o potencial do seu cérebro)