sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O Showman


Hoje um dos maiores representantes da música nacional está completando 73 anos de idade. Eu falo Ney de Souza Pereira, mais conhecido como Ney Matogrosso(1).

Em 1973 surge no cenário da música popular brasileira uma figura que ficaria para sempre como inusitada e rara. Isso mesmo! RARA. Ney Matogrosso é contratenor. E pouco no mundo atingem notas que ele consegue alcançar. Ainda no grupo Secos & Molhados (2), Ney destacava-se por uma dança ousada e uma voz inigualável. 

Em 1975, ele começou carreira solo interpretando canções de cantores ilustres como Rita Lee, Cartola, Tom Jobim, Cazuza (3)... Talvez o que você não saiba é que Ney foi considerado pela revista Rolling Stones como a terceira maior voz da música brasileira. E quando completou dez de carreira solo Ney já tinha dois discos de platina e dois de ouro.

Além de cantor, Ney também atua nos bastidores dos espetáculos como iluminador e diretor. Você sabia que a iluminação do Instituto Oswaldo Cruz (4)no Rio de Janeiro foi feita por ele? Detalhista e perfeccionista os trabalhos de Ney Matogrosso chamam sempre muita atenção do público de todas as idades. Sem falar no seu jeito andrógino que lhe confere, sem dúvida alguma, ares de mistério. 


Ele também atuou no cinema em filmes como "Luz das Trevas"(5), de 2009. Filme que conta a trajetória do filho do bandido da Luz Vermelha e ao mesmo tempo a história do própria Luz Vermelha mostrando como ele lidava com a fama de ser um dos maiores assassinos da história do Brasil.

E por isso tudo, a biógrafa Denise Pires Vaz o rotulou de Showman. 

E como presente para todos os fãs desse showman, deixo a música dele com que mais me identifico: "Mal Necessário" (6). O aniversário é dele, mas em se tratando de Ney Matogrosso, o presente é nosso. 

1- Ney Matogrosso


 2- Secos & Molhados



3- Ney e Cazuza


4- Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro

                            

5- "Luz Nas Trevas", 2008.



 6- "Mal Necessário".